São Pedro, o grande líder entre os apóstolos, foi o escolhido por Jesus para conduzir os passos iniciais de sua Igreja.
Pescador da Galiléia, morador de Cafarnaum, Simão, nome original de Pedro, foi apresentado para Jesus por André, seu irmão, que era discípulo de João Batista (Jo 1, 35-42). Nesse momento Jesus olhou para Simão e disse: “Tu és Simão, filho de Jonas: Tu serás chamado Cefas, que quer dizer Pedro.” Cefas, Kephas, Kepha ou Cephas, em aramaico, língua comumente falada por Jesus, significa Petra em grego, feminino de Petros, nome com o qual Simão ficou conhecido e que tem o significado de pedra ou rocha.
Pedro passa a ser um discípulo de Jesus, após ser chamado em seu barco (Mc 1, 14-17) e um dos doze apóstolos, conforme escolha de Jesus (Lc 6, 13-16).
Há algumas passagens da vida de Pedro como apóstolo de Jesus que podem ser destacadas:
- A pesca milagrosa
- A caminhada sobre as águas
- A Fundação da Igreja e a entrega das chaves do reino
- A promessa de fidelidade a Jesus na última ceia
- A luta para impedir que Jesus fosse entregue aos judeus no Horto das Oliveiras
- As três negações durante o processo de julgamento de Jesus
- A corrida ao sepulcro vazio
- O amor a profundo a Jesus diante do questionamento dele
Após a ascensão de Jesus, no dia de Pentecostes, Pedro marca sua posição de novo líder com um discurso forte, uma pregação convicta e cheia de fé em Jesus (At).
A partir daí Pedro lidera a Igreja, faz várias viagens, escreve cartas, entre as quais as duas Epístolas que constam no Novo Testamento. Por fim ai para Roma, de onde continua liderando essa Igreja, até que, em torno do ano de 67 DC, é crucificado de cabeça para baixo, por seu desejo, pois não se considerou digno de ter morte igual a do Mestre.
São Pedro, o primeiro Papa, o líder escolhido por Jesus, além de ser o Padroeiro do Rio Grande do Sul, é o padroeiro de nossa paróquia.