A liturgia, diálogo entre Deus e o ser humano, é memorial de um acontecimento: da passagem salvadora de Deus pela história da humanidade. Nela, o fiel celebra em louvor a história da salvação, que culminou em Jesus Cristo (a perfeita glorificação de Deus), e Deus continua a fazer-se presente com sua graça libertadora (obra da redenção humana ou santificação do ser humano). A morte e ressurreição de Jesus Cristo – Mistério Pascal – é o ápice de sua vida terrena e a síntese de toda a história da salvação e, por isso, o único grande motivo de celebração da fé. (Cf. SC 5.)
Sendo ação sagrada por excelência, a liturgia constitui o cume para onde tendem todas as ações da Igreja e, simultaneamente, a fonte donde provém toda a sua força vital. (CIC 1071 – 1075) (compêndio 219).
Nesse sentido, a pastoral Litúrgica deve contribuir para que os fiéis sejam levados a uma participação consciente, ativa e frutuosa nas ações litúrgicas (cf. SC 11) de modo a buscar a edificação da Igreja em comunidades vivas, comprometidas com a missão de Jesus Cristo e com a prática da caridade. (Guia litúrgico-pastoral CNBB).
Estrutura da Pastoral Litúrgica:
A Pastoral Litúrgica da Paróquia São Pedro é composta pela Equipe de Liturgia, Equipes de Celebração e Equipes de Ministério de música.
- Equipe de Liturgia: Tem por objetivo promover, juntamente com o pároco, os momentos formativos para as equipes de celebração, músicos e para a comunidade em geral, bem como, preparar as celebrações litúrgicas de modo que toda a assembleia – membros do corpo místico de Cristo – participe ativamente do mistério da Salvação que perpassa o Ano Litúrgico.
- Equipes de Celebração e Ministério de Música: São responsáveis pela realização das celebrações, sendo constituídas por leitores, salmista, comentarista, instrumentistas, cantores, etc.