A origem da capelinha da São Pedro remonta o ano de 1887, quando o casal Eduardo Azevedo de Souza Filho fez a doação de um terreno com 80 palmos de frente e 200 de fundos, para nele ser construída uma capelinha em louvor a São Pedro Apóstolo.
O mesmo doador do terreno, ofereceu também uma imagem do santo e promoveu a
construção da igrejinha.
Em 21 de abril de 1888, o então bispo de São Pedro do Rio Grande do Sul dava a aprovação eclesiástica à “Devoção de São Pedro”.
A capelinha pertencia na data da fundação à Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, passando depois para a da Conceição e por último pertencia ao Curato de São Manoel.
Em 1916, o Bispo Dom João Becker transferiu a sede de São Manoel para a Capela de São Pedro.
Em 1917, a Capela de São Pedro passou a ser a igreja matriz do Curato de São Pedro. Naquela época era apenas um pequeno oratório que media 8m de comprimento por 6m de largura, tendo ao lado uma meia-água que servia de sacristia.
Passou-se então para o desafio da construção da Igreja. Liderados pelo Padre Emilio
Lottermann, no dia 4 de abril de 1919, domingo de Páscoa, os paroquianos tiveram uma
grande surpresa. Os tapumes da obra foram removidos na véspera e a missa foi celebrada na nave da nova igreja.
Nos anos que se seguiram a luta para completar a igreja continuou permanente. A conclusão a parte interna deu-se em 1922 e a parte externa e as torres foram concluídas em 1930.
A paróquia ao longo dos anos destacou-se pela grande participação de seus paroquianos e pelo grande número de pastorais e movimentos. As encenações de Natal e do Primado de Pedro são alguns dos pontos altos das celebrações festivas.
Pela sua localização e beleza, a igreja é escolhida por muitos noivos para celebrarem seus casamentos. Esse breve relato da história e da atualidade da Igreja São Pedro pode explicar o grande amor que os paroquianos têm pela sua comunidade e pela sua CASA.