O matrimônio cristão é um dos sete sacramentos da Igreja. Deus, que é amor e criou o homem por amor, chamou-o a amar. Criando o homem e a mulher, chamou-os, no Matrimónio, a uma íntima comunhão de vida e de amor entre eles, «de modo que já não são dois, mas uma só carne» (Mt 19,6). Abençoando-os, Deus disse-lhes: «sede fecundos e multiplicai-vos» (Gn 1,28). (Compêndio Catecismo 337).
A união matrimonial do homem e da mulher, fundada e dotada de leis próprias pelo Criador, está por sua natureza ordenada à comunhão e ao bem dos cônjuges e à geração e bem dos filhos. Segundo o desígnio originário de Deus, a união matrimonial é indissolúvel, como afirma Jesus Cristo: «O que Deus uniu não o separe o homem» (Mc 10,9). (Compêndio Catecismo 338).
O primeiro passo para quem deseja casar na igreja São Pedro é entrar em contato com a secretaria paroquial. Este contato deve ser feito por quem pretende casar e não por um terceiro. Somente a noiva ou o noivo estão habilitados a marcar a entrevista para os encaminhamentos futuros.