26º Domingo do Tempo Comum C
A liturgia da Palavra deste Domingo aponta para o modo de agir no tempo presente, a fim de sermos merecedores da vida eterna. Nos convida ao discernimento sobre a coerência de vida que garanta o bem comum, questiona os seguidores a respeito dos valores em que depositam a confiança. O pobre Lázaro encontrou compaixão junto a Deus, o rico não teve a mesma sorte.
O Evangelho critica o rico, não por ter se tornado rico de forma injusta, mas por estar tão apegado a sua riqueza que se torna incapaz de pensar em Deus e de realizar um simples gesto de sensibilidade com o pobre que sofre a sua porta.
O verdadeiro discípulo de Jesus vive a partilha, busca não se apresentar diante de Deus de mãos vazias. Quem está atento a Palavra de Deus, estará vivendo de acordo com a vontade de Jesus, aproximando-se do seu Reino, quem se distancia desta Palavra, vive nas trevas, longe da verdade que liberta.
Neste domingo em que a Igreja celebra o dia da Bíblia, queremos colocar-nos a disposição do Senhor, para anunciar e testemunhar com entusiasmo a Palavra do Pai, a fim de que o mundo a conheça e viva.
Pe. Luciano Massullo